terça-feira, 17 de março de 2009

Mensagem do Andres - Janeiro 2009


Porque tem gente que não dá certo no marketing de rede?


São vários os motivos que levam as pessoas a não serem bem sucedidas no marketing de rede. Assim como na montagem de um empreendimento tradicional, no marketing multinível é preciso desenvolver algumas competências cruciais para o sucesso e talvez duas das mais importantes sejam o Planejamento e a Persistência. 

Planejar, aliás, está entre as principais características dos empreendedores de sucesso. Não importa se você está ajudando a construir a igreja de sua comunidade ou se você pretende participar de uma competição como o Iron Man, o planejamento estará sempre presente em sua vida.

É fundamental que você saiba aonde quer chegar e que tenha um plano detalhado de como chegar lá. É por isso que planejamento se faz de trás pra frente. Primeiro determinamos nosso destino final e depois estudamos e planejamos as ações necessárias a cada dia, semana, mês e ano para se chegar lá.

Algumas pessoas são excelentes planejadoras mas péssimas executoras. Desenhar um plano de ação é só uma das etapas da jornada de sucesso. É na dificuldade do dia a dia que a vida separará os persistentes e determinados daqueles que desistem no meio do caminho.

Um erro comum das pessoas que fazem marketing multinível é a acomodação. São líderes que fazem um excelente trabalho e criam organizações com milhares de pessoas achando que podem descansar e relaxar. Se isso fosse verdade a Pepsi jamais passaria a Coca-Cola, a veterana e quase centenária VARIG não seria comprada pela novata GOL e a AIG seria uma eterna potência do mercado segurador.

No marketing multinível quanto mais seu grupo cresce e quanto mais você ganha, maiores são suas responsabilidade e mais trabalho você tem. É a mesma relação que há numa empresa tradicional. Quem você acha que ganha mais? A copeira ou o presidente? E qual deles trabalha mais?

Se você acha que está “empacado” e que as coisas não “acontecem” para si, aproveite este início de ano, pare um instante e reflita. Será que o problema está no seu grupo que não trabalha ou naquela pessoa que aparece na frente do espelho quando a gente olha para ele?

Ser líder de marketing multinível exige planejamento, persistência e trabalho de qualidade. A medida que seu grupo cresce suas funções se modificam. Gosto muito da comparação com os trabalhadores de uma obra. Quando não sabemos nada e vamos trabalhar na construção civil começamos como serventes. Talvez o pior emprego da face da terra! É a pessoa que fará todo o trabalho braçal. Vai carregar arreia, saco de cimento, preparar a massa e levar lata de concreto no ombro até o quinto andar do prédio.

Quando o servente evolui na profissão ele vira um pedreiro, aquela pessoa que sabe levantar paredes, rebocar e assentar uma porta. Em seguida torna-se um mestre de obra e começa a comandar uma equipe de pessoas para então se tornar o engenheiro que supervisiona toda a obra e assume a responsabilidade pelo trabalho feito. É só ver de quem é a culpa quando um prédio cai. Vai todo mundo em cima do servente que colocou mais areia do que cimento na massa ou do engenheiro que assinou a obra?

Aqui é a mesma coisa. Equipe desmotivada? Sem saber pra onde ir? Fazendo apresentações sem vida e sem qualidade? Salas de reuniões sem convidados? Grupo reclamando que as coisas não acontecem? Gente saindo de sua rede e falando mal de você e da empresa? Caramba... onde é que eu deixei aquele espelho...

É gratificante e alentador ver que a boa e velha receita de marketing multinível ainda está viva e funcionando muito bem. Não importa se estamos na era da internet ou se fazemos o trabalho de maneira tradicional. As funções e responsabilidades do líder não mudam porque independente do ambiente (virtual ou real) nosso negócio é feito essencialmente por pessoas e com pessoas.

Os verdadeiros líderes assumem para si a responsabilidade de seus grupos. São os engenheiros que planejam, orientam, acompanham e, sempre que necessário, colocam a mão na massa.

Um forte abraço,

Andres

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